Sobre o Alexandre Figueiredo

Sobre mim

Sou o Alexandre Figueiredo. Nasci em Manchester, no Reino Unido, a 5 de Julho de 1975, mas vivi toda a minha vida (menos os 2 primeiros meses) em Portugal.

Não, não sou filho de emigrantes ingleses. Os meus pais viveram 3 anos em Manchester, enquanto o meu pai tirava o doutoramento, e eu nasci no fim desse período. Por isso, curiosamente, apesar de ter vindo do Reino Unido, nunca lá fui.


Sou casado, desde 2008 e tenho dois filhos maravilhosos (a maior parte das vezes).

O Trabalho

Actualmente trabalho na VPS – Virtual Power Solutions onde faço tarefas muito variadas. De entre elas, as que desempenho mais frequentemente são:

  • Administração e manutenção de servidores aplicacionais Windows;
  • Administração e manutenção de servidores de bases de dados MS SQL Server;
  • Deploy e actualização de plataformas internas em .NET, Node.js e PHP/MySQL;
  • Administração e suporte à plataforma interna de Project Management e Bug/Issue Tracking (JIRA);
  • Desenvolvimento e manutenção da Knowledge Base interna (WordPress);
  • Suporte de 2ª linha a software desenvolvido para clientes;

As Motas

Adoro andar de mota. É já uma paixão antiga. No entanto, actualmente com dois filhos pequenos, a falta de disponibilidade e o excesso de responsabilidade têm impedido que eu me desloque em duas rodas tantas vezes como gostaria.

O bichinho começou cedo, a andar em motas de amigos e colegas. Os meus pais são difíceis de convencer e, como tal, não foi fácil ter a minha própria mota. Depois de tantos anos a pedalar por lazer e como meio de transporte, era quase uma obcessão poder continuar a passear em duas rodas com menos esforço físico. Viver na Elísio de Moura, permitia-me ir de bicicleta à Solum ter com os amigos com bastante facilidade, no entanto, as pedaladas do regresso eram dadas com bastante esforço.

Depois de alguns anos de insistência o esforço foi compensado e, quando já tinha 17 anos, podes ficar a saber o que aconteceu na página Motas -> Yamaha DT 50 LC deste web site.

Falar de quando vivia na Elísio de Moura e voltava para casa de bicicleta faz-me lembrar de uma qualidade que tenho desde esse tempo – a pontualidade. Como qualquer jovem sem a maioridade absoluta, eu tinha um horário bem definido para chegar a casa. Mais alargado aos fins-de-semana e mais curto nos dias da semana, esse horário era para cumprir sob pena de haver consequências pouco recomendáveis para quem gosta de liberdade. Graças a isso tornei-me tão pontual que o meu pai me chegou a dizer um dia que, quando precisava de acertar o relógio, acertava-o pela hora a que eu chegava a casa. Não só sou uma pessoa pontual como abomino a falta de pontualidade. Na minha opinião a falta de pontualidade é, acima de tudo, falta de educação. Chegar atrasado é deixar alguém à espera.

As Escapadelas

Gosto de viajar e conhecer outros lugares. Infelizmente isto é praticamente incompatível com o pavor que tenho a voar. Por norma, não me sinto confortável a deslocar-me em qualquer veículo que não esteja a ser conduzido por mim, mas viajar de avião é um pesadelo pior do que qualquer outro. Estar metido num cilindro fechado, a muitas centenas de metros de altura, sem poder fazer nada caso haja algum problema, deixa-me completamente desesperado.

Já de barco, apesar de nunca ser eu o Capitão, e principalmente se for dos grandinhos, o sentimento já é outro. Adoro! Já fiz duas viagens de cruzeiro (uma em lua de mel e outra em família) e espero poder vir a fazer muitas mais. Para além de poder conhecer vários locais (ainda que por pouco tempo em cada um) posso aproveitar o tempo de navegação e as animação/actividades do barco, que são o ponto alto para mim.

As Actividades

Mudando de assunto, sou praticante de Crossfit (ou cross training), modalidade desportiva pela qual me apaixonei há uns anos e que tenciono continuar a praticar enquanto o físico me permitir. Não me vou alongar muito aqui sobre este assunto porque já escrevi sobre ele neste site, na página “Passatempos -> Crossfit“. E, já que cheguei aos hobbies, tenho que referir também, desde que mudei de casa, a jardinagem e a bricolagem cujas descrições tenciono desenvolver brevemente em páginas específicas.

Redes Sociais

A minha actividade nas redes sociais, embora bastante activa num passado longínquo é, actualmente, praticamente nula. De qualquer das maneiras, aqui ficam as ligações.