O Jeffery Deaver é um autor de thrillers viciantes, cheios de acção, e sem momentos lentos ou aborrecidos. É um dos meus escritores de ficção preferidos.
Já li vários livros escritos por ele mas, da série do Lincoln Rhyme, para já ainda só li dois. Adquiri mais três que tenho neste momento em fila para ler brevemente. O que vos aconselho hoje, é o primeiro desta série, com o título The Bone Collector (Lincoln Rhyme #1) ou em bom Português, O Coleccionador de Ossos.
O Coleccionador de Ossos
O Lincoln Rhyme era o responsável pela secção forense do Departamento da Polícia de Nova Iorque. Era um criminologista fora de série e um audaz estudioso da ciência forense. Manteve este cargo até ter tido um acidente enquanto investigava o local de um crime. O tecto cedeu, uma viga caiu-lhe em cima, e ficou quadriplégico. Praticamente paralítico em todo o corpo, apesar de conseguir controlar tudo do pescoço para cima, deste para baixo só consegue mexer o dedo anelar da mão esquerda.
Não é uma pessoa feliz e, rapidamente percebemos que uma das poucas visitas que ele tem na parte inicial da narrativa é um homem que ele contratou para o ajudar a suicidar-se. Esses planos são no entanto adiados. Ele é desafiado para encontrar um assassino cruel que começou a raptar pessoas em plena cidade. Este criminoso fá-las aparecer em alturas e locais diferentes, deixando junto delas ténues pistas para a localização da vítima seguinte. Apesar de inicialmente se ter negado a aceitar o caso, a particularidade dos locais do crime e a habilidade e proactividade da agente que encontrou a primeira vítima, convencem-no a aceitar o desafio.
A primeira vítima foi encontrada, enterrada na vertical só com a cabeça e uma mão de fora, pela agente da polícia Amelia Sachs. Rapidamente, para manter a área do crime segura de destruição de provas, mandou parar um comboio e fechou uma das estradas mais movimentadas de Manhattan. Este gesto, que recebeu a reprovação do “chefe da polícia”, foi a razão pela qual o Lincoln Rhyme colocou esta agente sem nenhuma experiência forense, a analisar todas as cenas dos diversos crimes que correram durante esta história.
Não vou divulgar mais detalhes para não entrar em spoilers mas, há semelhança da maior parte dos livros que li do Jeffery Deaver, este thriller, o primeiro de uma série de vários com os Lincoln Rhyme e Amelia Sachs como protagonistas, é viciante do princípio ao fim. Aconselho vivamente.
Se o nome deste livro não te é estranho, há uma razão para isso. Em 1999 foi realizado um filme baseado nesta história, com o mesmo nome e com actores de renome nas personagens principais. O Lincoln Rhyme foi representado pelo Denzel Washington e a Amelia Sachs é a não menos famosa Angelina Jolie. Para além disso, teve também direito a uma série da NBC – Lincoln Rhyme: Hunt for the Bone Collector – lançada neste ano, que teve 10 episódios.
Podes encontrar este livro em quase todas as boas livrarias. Entre outros sítios, à altura que escrevo, está disponível no Book Depository, que entrega gratuitamente em Portugal em apenas alguns dias úteis.